top of page

Depressão não é preguiça e um tanque de roupa suja não é a solução!

Foto do escritor: Sessão de PsiSessão de Psi

Atualizado: 18 de mai. de 2022



Janeiro já está rolando e com ele a campanha “Janeiro Branco” do Ministério da Saúde! Já ouviu falar? É para começarmos o ano com pé direito, chamando nossa atenção para Saúde Mental! Vamos iniciar nossa conversa falando sobre Depressão, transtorno que causa enorme sofrimento e infelizmente tem se feito comum entre nós. Vamos começar desconstruindo algumas ideias?


1° Nem toda tristeza é depressão.

2 ° Depressão não é drama, frescura, falta do que fazer, falta de Deus, fraqueza e por fim não é uma doença de rico.

3° Depressão não significa que a pessoa vai ficar inerte em uma cama ou chorando todo o tempo, a depressão não tem “cara”.

4° Para sair de um quadro depressivo não basta a pessoa querer. Não é falta de vontade de melhorar.


Sendo assim, o que é a depressão? Quais os sintomas? Qual o tratamento?


A Depressão é um transtorno psicológico, uma doença mental/neurológica séria, reconhecida e classificada cientificamente, que hoje atinge aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo, só no Brasil são cerca de 11 milhões segundo o IBGE. Ela não distingue cor, gênero ou classe social. É considerada talvez o mal do nosso século e precisa de muita atenção. O termo se popularizou tanto que caiu no senso comum, tem sido muito utilizado no vocabulário do dia-a-dia, porém é necessário não confundir toda tristeza com depressão. É comum e inclusive saudável apresentar sentimento de tristeza ao longo da vida, é esperado que se fique triste diante de perdas de entes queridos, frustrações profissionais ou amorosas, entre outras várias situações difíceis que enfrentamos ao longo da nossa existência. Esses momentos de tristeza fazem parte do desenvolvimento psíquico e da nossa saúde mental, o que leva a tristeza a se tornar patológica, ou seja, se desdobrar em uma depressão é a forma de enfrentamento e recursos psicológicos que uma pessoa apresenta, assim como o ambiente que acessa. a Depressão se caracteriza por uma multiplicidade de sintomas e não só a tristeza. Depressão é mais que tristeza.


O primeiro passo para lidar com a Depressão é um diagnóstico preciso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a mesma como um transtorno mental caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite, pode ser classificada como leve, moderada ou grave, tendo duração longa ou recorrente.


Vou listar aqui os muitos sintomas de Depressão:


• Tristeza, sentimento de melancolia, Apatia, Sentimento de falta de sentimento, Sentimento de tédio, aborrecimento crônico, Irritabilidade aumentada, Angústia ou ansiedade, Desespero e Desesperança.

• Incapacidade de sentir prazer em várias esferas da vida, Fadiga, cansaço fácil e constante, Desânimo, diminuição da vontade, Insônia ou hipersônia e perda ou aumento do apetite, Constipação, palidez, Diminuição da libido.

• Sentimentos de autoestima diminuída, de insuficiência, de incapacidade, vergonha e autodepreciação, tendência a permanecer na cama por todo o dia, Aumento na latência entre as perguntas e respostas, lentificação psicomotora, diminuição da fala, redução da voz, fala muito lenta,Negativismo.

• Ideação negativa, pessimismo em relação a tudo, Ideias de arrependimento e de culpa, Ruminações com mágoas antigas, Visão de mundo marcada pelo tédio (“nada vale a pena”), Ideias de morte, desejo de desaparecer, dormir para sempre, Ideação, planos e atos suicidas

• Déficit de atenção e concentração, Déficit secundário de memória, Dificuldade de tomar decisões.


“Nossa quantos sintomas! Mas uma pessoa com depressão tem todos eles?”


A resposta é não, para que seja diagnosticada é preciso que existam múltiplos sintomas, porém não todos e muitas vezes os que aparecem não se apresentam ao mesmo tempo e nem o tempo todo. Inclusive como disse lá no inicio, a Depressão não tem “cara”, muitas vezes uma pessoa com Depressão pode sorrir, ir ao trabalho, estudar, realizar suas atividades e não demonstrar ou aparentar estar doente, o que não significa que a Depressão não esteja ali. Muitas pessoas escondem os sintomas, por vergonha e medo de não serem socialmente aceitas e compreendidas, de serem rotuladas como fracas ou loucas já que não sabem explicar o motivo de estarem sofrendo. É mesmo uma doença complexa que traz muito sofrimento, por isso não pode ser negligenciada e precisa de tratamento. Na sua forma mais grave, pode até levar ao suicídio. Mas calma, existe um caminho, quanto mais cedo se reconhece os sintomas e se começa o tratamento, melhores são os resultados.


Mas qual o tratamento então?


O tratamento consiste em psicoterapia e acompanhamento médico, com introdução de remédio nos casos moderados e graves. Sendo a psicoterapia um ponto indispensável, porque não basta o alivio dos sintomas proporcionado pelos medicamentos, a causa, a raiz do problema precisa ser tratada para que aconteça uma real melhora.


“A, mas eu conheço pessoas que melhoraram sem precisar de terapia...”


Quais os riscos da depressão não tratada?


A depressão não tratada é como qualquer outro problema de saúde que não teve a devida atenção. Imagine uma alergia que você não trata. Ou diabetes. Elas podem se agravar. A depressão não tratada pode passar ou cessar por um tempo. Mas uma pessoa que teve um episódio depressivo uma vez na vida tem chances de tê-lo novamente em algum outro momento.

O modo de vida que vivenciamos hoje tem cada dia mais possibilitado o aparecimento da Depressão e diminuído os espaços de trocas e compartilhamentos afetivos. Se você não está legal, venha procurar ajuda, você não precisa sofrer sozinho, se você conhece alguém que não vai bem, acolha e aconselhe a buscar ajuda profissional. Nós do Sessão de Psi podemos te ajudar!


Por Ana Carolina Alves Silva

CRP 06/138138

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Logo (6).png

CNPJ: 48.967.689/0001-54

Elaborado por Sessão de Psi 2023

bottom of page