top of page

Filho de peixe...peixinho é?

Foto do escritor: Sessão de PsiSessão de Psi

Atualizado: 29 de mai. de 2024

Transmitir é fazer passar um objeto, pensamento, história ou afetos de uma pessoa para outra, de um grupo para outro, de uma geração para outra. Isso implica que o que é transmitido abandone um pelo outro, que haja uma distância e um laço entre o "transmissor"e o "receptor", acolhimento e apropriação por quem recebe, se tornando herdeiro. Mas também ocorre uma modificação daquilo que é transmitido.


Nós somos beneficiários, herdeiros, quase nos sentimos servidores forçados, mas também sujeitos únicos que adquirem e transformam o que é transmitido.



Quando nascemos, já existe uma cultura e somos cuidados por sujeitos que possuem uma história diante do contexto econômico, social e familiar.

Nós estamos no controle apenas de uma parte do que transmitimos, ou seja, existe algo subjetivo que é transmitido sem a gente falar. Quem está do outro lado, nunca vai receber exatamente o que você espera. Quando eu digo "casa", você imagina uma casa aí na sua cabeça que com certeza não como a que imaginei aqui. É no ambiente familiar que os hábitos, costumes, valores e padrões de comportamento são transmitidos mas também questionados. A transmissão nunca é passiva, o que transmitido por uma geração será recebido pelos filhos na malha das identificações e no tecidos complexo dos laços familiares, que vão modificar o que foi transmitido.


Pensando nisso, o que você recebeu e deseja transmitir para as gerações futuras?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Logo (6).png

CNPJ: 48.967.689/0001-54

Elaborado por Sessão de Psi 2023

bottom of page