Essa é uma pergunta que eu escuto muitas vezes nas sessões, isso acontece porque as vezes a dor parece eterna. A resposta para essa pergunta não é simples, eu gostaria de te dizer exatamente o dia em que você simplesmente vai acordar e ela não estará ali, mas não é assim que funciona o luto.
Para começar a conversa é importante ter em mente que cada pessoa é única e por isso algumas variáveis precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, o vínculo que se tinha com a pessoa que partiu, sua relação pregressa com a finitude, as estratégias que tem a disposição para lidar com essa falta, dentre muitas outras.
Mas de modo geral um luto saudável pode durar em média dois anos, nesse tempo vamos avançando nas fases do luto e a dor vai ganhando outros significados e amenizando.
Segundo Kubler-ross, uma das maiores referências no assunto, existem 5 fases do luto. A negação, onde a pessoa ignora o falecimento, diz que é mentira, se refere ao falecido no tempo presente. A raiva, quando a pessoa fica com ódio do que aconteceu e chega a se sentir culpada, acreditando que poderia ter impedido ou feito algo a mais. A barganha, momento onde a pessoa negocia com Deus, o universo ou até consigo mesma para que a pessoa retorne, para que tudo aquilo passe. A depressão, momento que os outros mecanismos desligam e de fato se sente o vazio e a tristeza pela perda. E por fim a aceitação, momento que o enlutado volta a sorrir, achar graça de uma piada, sentir prazer enfim e toda a dor se transforma em uma saudade, composta de boas memórias e os momentos ruins são só histórias para contar, que já não trazem consigo as lágrimas. Nem todo mundo passa por todas essas fases e nem sempre seguem essa sequência. Alguém que estaciona em qualquer uma das fases sem ser a aceitação, entra em um luto patológico e pode devolver problemas psicológicos graves.
![](https://static.wixstatic.com/media/f1afe4_bc37e678c3db41adaf562e3ac557b386~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/f1afe4_bc37e678c3db41adaf562e3ac557b386~mv2.jpg)
Uma coisa importante que não posso deixar de dizer é que atravessar cada um desses estágios exige ação da nossa parte, não é só a passagem do tempo que da conta de tudo. Por isso é interessante buscar ajuda profissional nesse momento. Qual dessas fases é a mais difícil para você?
Ana Carolina Alves Silva
CRP 06/138138
#sessaodepsi #psicoterapiaonline #luto #clinicadepsicologia #psicologiaonline
Opmerkingen