top of page

Será que sou neurótica?

Foto do escritor: Sessão de PsiSessão de Psi

Atualizado: 16 de mar. de 2022



Como toda ciência, a Psicologia produz e trabalha com conceitos próprios e você deve concordar comigo que muitos termos são empregados no cotidiano sem a apropriação do significado daquela palavra. Te conto a história e o significado de alguns termos que são utilizados no senso comum e que causam muita confusão!



Vamos lá:




Neurose: apesar desse termo estar intimamente ligado à Psicanálise, ele começou a ser utilizado no século XVI para se referir a distúrbios psicológicos pela medicina. Em 1893, Freud reformula o conceito para referir-se à estrutura psíquica do sujeito, ou seja, trata-se da forma que o sujeito lida consigo mesmo diante dos desafios da vida. É importante ressaltar que essa é uma explicação bem sucinta, pois se trata de um dos termos mais antigos da teoria.


Histeria: Também usada na Psicanálise, refere-se ao sintoma do sujeito que apresenta uma estrutura neurótica. É caracterizado por sintomas psicossomáticos, ou seja, sintomas que aparecem no corpo e não tem causas biológicas. A palavra vem do termo grego “hystéra, que significa útero. Por conta desse histórico, o termo ainda é muito utilizado somente para mulheres, porém essa concepção caiu por terra, afinal, já estamos no século XXI, né? É nosso dever esclarecer a abrangência do conceito.


Recalque: o termo ‘recalcada’ ganhou fama e repercussão popular depois do funk “beijinho no ombro”. Na música a palavra é empregada como sinônimo de ‘invejosa’, porém se trata de um sistema psicológico de defesa onde os desejos, sentimentos ou lembranças que são consideradas repulsivas para o sujeito são deslocadas da consciência para o inconsciente, ‘protegendo’ esse sujeito dos efeitos nocivos da experiência. Como se trata de uma forma de ‘repressão’, o termo ganhou essa variável popular como se uma pessoa que reprime suas verdadeiras vontades pudesse ser chamada de ‘recalcada’.


Existem muitos outros termos que hoje são utilizados pela cultura popular se distanciando da definição científica. Justamente por serem amplamente difundidos, existe a necessidade de falarmos sobre ele com cuidado e atenção. Se apropriar da formulação dos conceitos é fundamental para entendermos como podem ser empregadas certas palavras.



Por Bartira Ramos

CRP 06/143526


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Logo (6).png

CNPJ: 48.967.689/0001-54

Elaborado por Sessão de Psi 2023

bottom of page