Quando estamos a poucos dias de começar um novo mês, muitas promessas de mudanças de hábitos, dias de sol vão passar a ser mais frequentes, as pessoas parecem se sentir mais disposta para sair, realizar atividades físicas, se alimentar melhor, marcarem consultas médicas para realizar check-ups , enfim muitos pensando na saúde física e isso é ótimo, mas como anda sua Saúde Mental?
“Saúde Mental” você tem escutado muito esse termo ultimamente, não é? Mas você sabe do que se trata? Como a Organização Mundial da Saúde a define? Oque isso tem a ver com a sua vida?
Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos Mentais.
Assim a Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo campo de variações que é a nossa vida. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. (Dr. Lorusso); Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Quantos significados não é? Mas, por que tem se falado tanto sobre saúde mental?
Primeiro precisamos entender que dentro de qualidade de vida, físico e psicológico andam lado a lado e juntos são capazes de prevenir muitas doenças! Segundo, que o funcionamento deles não é estático, eles mudam conforme as condições internas e externas da pessoa, como por exemplo hábito de vida, alimentação, prática de exercícios físicos, frequência de certos pensamentos e sentimentos e forma de se comunicar. Se uma pessoa vive sob constante pressão e não está conseguindo lidar com esta situação, o organismo pode responder de forma mal adaptada! Passamos a desenvolver não apenas uma vivência Psicológica ruim, como também podemos manifestar sintomas físicos, dor de cabeça, dor de estomago e por ai vai.
E quantas situações estressantes estão presentes no nosso cotidiano não? Infelicidade no trabalho ou mesmo o desemprego, dificuldades escolares e acadêmicas, a perda de entes queridos, relacionamentos amorosos complicados, compulsão alimentar, abuso de álcool e outras drogas, problemas familiares, doenças físicas, bullying, trânsito, solidão, é uma lista infinita.
Muitas pesquisas têm demonstrado que as habilidades que uma pessoa tem para lidar com situações difíceis são aprendidas ao longo da vida e FELIZMENTE podem ser modificadas a qualquer momento: autoconhecimento facilita o manejo das diversas situações cotidianas de estresse, ansiedade, tristeza, frustração, entre outras! Que bom que conseguimos aprender novas formas de ser e sentir, utilizando isto ao nosso favor.
Lembrando que nem sempre isso é tarefa fácil, que conseguimos realizar sozinhos, muitas vezes o primeiro passo em busca da Saúde mental é buscar ajuda profissional.
Se identificou? Agende uma consulta e vamos juntos cuidar da sua Saúde Mental.
Por Ana Carolina Alves Silva
CRP 06/138138
Comments